sexta-feira, 5 de maio de 2017

COMO ESTIMULAR A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS?

COMO ESTIMULAR A CONCENTRAÇÃO DAS CRIANÇAS?
Maria Carolina G. Lolli, psicopedagoga
Foco Atendimento Educacional


            Quem nunca se desesperou com a agitação das crianças, atire a primeira pedra!
Diferente das décadas anteriores em que não tínhamos tantas facilidades proporcionadas pela tecnologia, atualmente vivemos em um mundo em que vários acontecimentos ocorrem simultaneamente e tudo o que precisamos está disponível a qualquer momento.  As crianças estão expostas, influenciadas e estimuladas por esta realidade desde o nascimento e com isso, tornam-se de certa forma, alvos de problemas indesejados, como a dificuldade de concentração, agitação, imediatismo, etc. Partindo desta afirmação, é importante que saibamos direcionar as crianças para que melhorarem seu comportamento, e assim, tenham um maior poder de concentração, calma e atenção nas atividades em que realizam. No entanto, já adianto que para reverter esta situação será necessário um pouco de dedicação por parte dos pais ou responsáveis.
A primeira dica está relacionada aos aparelhos eletrônicos: internet, videogame e televisão. A rapidez proporcionada pelas novas tecnologias de entretenimento, na minha opinião, é uma das grandes responsáveis por esse “super estímulo” infantil já que mantêm o cérebro das crianças em um ritmo muito acelerado, explicando o comportamento imediatista e agitado que muitas apresentam.  Em alguns momentos dá a impressão de que manter-se focado e atento em alguma atividade por um tempo maior é “perda de tempo”, fazendo com que os pequenos tenham dificuldade de se concentrar em determinadas tarefas. Mas, saliento que não é necessário abolir os jogos e o acesso à internet da vida das crianças, já que fazem parte do nosso cotidiano. É preciso dosar o uso especificando horários para ele. Você deve estar pensando que restringir horários para o uso dos aparelhos eletrônicos será muito difícil, não é? Concordo com você! Mas, temos muitas ferramentas para lhe ajudar nesta missão!
Você se lembra que quando era pequeno gostava de pular amarelinha? Pois então, que tal apresentar para seu filho esta brincadeira que não exige materiais caros e nenhum tipo de tecnologia? A amarelinha auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na socialização, na aquisição de tolerância à frustração e às regras.

Os jogos de tabuleiro como dominó, xadrez, ludo, Jogo da Vida, Lince, Banco Imobiliário, entre outros, ajudam a desenvolver estratégias de raciocínio logico e ainda oportunizam o planejamento sistemático de situações problema, ajudando a criança a não agir de forma impulsiva. As indústrias de brinquedos oferecem inúmeras opções de jogos de tabuleiro que além de ajudarem na concentração e tolerância à frustração também possibilitam que a criança experimente vivenciar papéis diferentes, é o que chamamos de jogos simbólicos, como acontece com Jogo Detetive.
Que tal montar um teatro de fantoches no final de semana? Esta atividade pode ocupar uma tarde inteira e ainda ajuda a estimular a criatividade, uma coisa que não falta nas crianças. Estas atividades, nas quais a criança imita situações reais desempenham um papel muito importante que é a possibilidade da resolução de conflitos internos. Assim, as crianças que não conseguem satisfazer as suas vontades do mundo adulto encontram o equilíbrio afetivo e intelectual nestas encenações. Durante a brincadeira, procure fazer perguntas sobre os detalhes contados durante a história para exercitar a memória dos pequenos.
Quem nunca brincou de mímica? Esta é uma brincadeira que pode render muita diversão. Este jogo estimula o raciocínio infantil e ainda a associação de palavras aos gestos facilita os processos cognitivos. Mas, para ser legal, e para os pequenos fazerem parte da brincadeira, pense em temas ou categorias que façam sentido para a criança, que façam parte do mundo dela. Assim, todo mundo estará se divertindo.
Os jogos de montar também são ótimas opções. Eles estimulam a agilidade, a imaginação, a comunicação, a coordenação motora, a organização espacial e ainda o raciocínio lógico. Nesta brincadeira, os pequenos têm a oportunidade de construir, montar, desmontar e analisar, o que desenvolve atitudes e competências de maneira lúdica e muito divertida.
Estas foram apenas algumas dicas, você pode extrapolar as barreiras do mundo digital propondo outras atividades como a construção de brinquedos com sucata, brincadeiras com massinha de modelar, etc. Lembre-se que o segredo é encontrar atividades interessantes para a criança, com temas que a agrade e sempre com interação e diversão. Se for assim, os pequenos passarão ótimos momentos desenvolvendo as brincadeiras em vez de enjoar rapidamente e desistir de brincar ou jogar. 

0 comentários:

Postar um comentário