Desvendando a Disgrafia
Maria Carolina G. S. Lolli

Neste artigo, vamos tentar esclarecer de maneira objetiva as generalidades desse distúrbio da aprendizagem bastante comum entre as crianças em fase escolar.
A disgrafia é uma alteração da escrita
relacionada a problemas 'psicomotores'. Mas afinal do que isso se trata?
Vamos lá... Para escrever, é preciso que a criança desenvolva a
habilidade da coordenação visório-motora para que possa realizar os
movimentos precisos que exigem o desenho das letras, além disso, é preciso desenvolver noções espaciais
para compor as palavras, os espaços entre as palavras. É necessário perceber
a delimitação das linhas em uma folha de papel e ainda o sentido direcional de
cada letra e da escrita em geral. Ufa... você percebeu que não é fácil escrever, não é? Para isso, a criança precisa coordenar muitas funções motoras e cognitivas. Geralmente crianças disgráficas não têm
percepção sobre estas habilidades.
Os sinais indicativos de disgrafia são:
- Traços pouco precisos e incontrolados;
- Falta de pressão ou traços fracos;
- Esquecimento de como é a grafia de determinadas letras;
- Misturar letras maiúsculas e minúsculas em uma mesma palavra;
- Traços demasiadamente fortes capazes de vincar o papel;
- Escrita desorganizada, apresentando irregularidade entre o tamanho das letras;
- Falta de espaço entre as palavras;
- Letra ilegível;
- Dificuldade em obedecer linhas e margens do papel.
Muitas vezes, crianças que apresentam esse
quadro são taxadas como detentores de letra feia, de desorganizadas, etc... Isso dificulta a avaliação do quadro de disgrafia. Então é muito importante que pais e
educadores estejam bastante atentos para que o
diagnóstico seja feito o mais rápido possível e a criança ser
acompanhada com ferramentas específicas para reverter o quadro.
Para ajudar um aluno com disgrafia é preciso, primeiramente,
estabelecer uma boa relação com a criança e fazê-la perceber que precisa de
apoio. Elogie pelo seu esforço e pelos avanços obtidos, por mínimos
que eles sejam. Outro aspeto bastante importante na intervenção para a
disgrafia é o reforço positivo da caligrafia da criança. Lembre-se que o
processo de aprendizagem da escrita é lento e bastante complexo. Por esta razão
o desenvolvimento da escrita pode ser diferente e variável de uma criança para outra dependendo
dos estímulos recebidos, de outras dificuldades que podem ocorrer, da motivação
e do incentivo.
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