A Discalculia Infantil
Você já ouviu falar sobre a
discalculia? É normal que crianças tenham problemas com a matemática, não é? No
entanto, quando este problema existe e é de difícil resolução sem a ajuda de um
profissional, esta criança pode estar desenvolvendo um quadro de discalculia.
Trata-se de um transtorno específico do
desenvolvimento que afeta profundamente o processo da
aprendizagem de noções da matemática porque
afeta as conexões entre os neurônios responsáveis pelo processamento da
linguagem matemática, o que dificulta a aquisição e processamento de
informações numéricas. Precisamos lembrar que, por ser uma condição biológica a
discalculia é uma condição independente do nível de inteligência da criança e
também dos métodos pedagógicos usados para a aprendizagem dos conceitos
matemáticos. A discalculia então pode ser explicada como uma dificuldade para
interpretar símbolos numéricos e operações aritméticas como adição, subtração,
multiplicação e divisão. Uma criança com discalculia provavelmente irá confundir
números e símbolos matemáticos e não será capaz de fazer cálculos mentais ou
trabalhar com ideias abstratas.
Você deve concordar que a discalculia não é tão
simples de ser identificada e compreendida. Vamos explicar melhor:
A
discalculia aparece como uma disfunção neuronal no sulco
intraparietal do cérebro. Esta disfunção desenvolve um
padrão de déficit cognitivo que geralmente apresenta reduções
em habilidades específicas como: concentração, atenção dividida,
memória operacional, memória de curto prazo, nomeação, velocidade de
processamento.
A discalculia é de
difícil diagnóstico e precisa ser avaliada por um psicopedagogo que é o
profissional que estuda as dificuldades e distúrbios da aprendizagem. Para que
o diagnóstico correto seja feito é necessário que pais e professores estejam
atentos. Uma vez obtido o diagnóstico, é importante motivar os pequenos e
mostrar que com paciência, esforço e prática é possível ter resultados
positivos.Para auxiliar no
trabalho com crianças que apresentam dificuldades na matemática, trouxemos
alguns exemplos de atividades que podem ser feitas em casa com os familiares.
a) Cozinhar
juntos: Primeiramente é necessário escolher uma receita e
pedir para que a criança separe os ingredientes necessários exatamente como
está sendo pedido na receita. Por exemplo, precisamos de 1/5 kg de lentilhas, 3
cenouras, 2 cebolas, 6 pedaços de carne… Devemos cortar os vegetais em 5
pedaços...
b) Vá ao supermercado:
Deixe a criança ajudar a fazer as compras e identificar o que e quantas coisas
estão na lista, por exemplo. Nesta atividade podem ser trabalhadas noções de números
e quantidades além dos valores monetários e operações de soma e subtração.
c) Contar alguma coisa:
Conte, por exemplo, os carros vermelhos que passam, o número de pessoas com
sapatos brancos, quantos degraus você subiu, etc.
d) Encontrar números:
À medida que você vai caminhando com a criança, peça que ela encontre números,
por exemplo, se a sugestão for o número 7, o pequeno deverá procurar o número
nas placas ou nas casas.
e) Distribuir
coisas: Se estamos em 4 pessoas sentadas à mesa, como
podemos cortar um bolo em quatro porções iguais.
0 comentários:
Postar um comentário