sábado, 20 de maio de 2017

Discalculia Infantil

A Discalculia Infantil

Você já ouviu falar sobre a discalculia? É normal que crianças tenham problemas com a matemática, não é? No entanto, quando este problema existe e é de difícil resolução sem a ajuda de um profissional, esta criança pode estar desenvolvendo um quadro de discalculia.
Trata-se de um transtorno específico do desenvolvimento que afeta profundamente o processo da aprendizagem de noções da matemática porque afeta as conexões entre os neurônios responsáveis pelo processamento da linguagem matemática, o que dificulta a aquisição e processamento de informações numéricas. Precisamos lembrar que, por ser uma condição biológica a discalculia é uma condição independente do nível de inteligência da criança e também dos métodos pedagógicos usados para a aprendizagem dos conceitos matemáticos. A discalculia então pode ser explicada como uma dificuldade para interpretar símbolos numéricos e operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação e divisão. Uma criança com discalculia provavelmente irá confundir números e símbolos matemáticos e não será capaz de fazer cálculos mentais ou trabalhar com ideias abstratas. 
Você deve concordar que a discalculia não é tão simples de ser identificada e compreendida. Vamos explicar melhor:
A discalculia aparece como uma disfunção neuronal no sulco intraparietal do cérebro. Esta disfunção desenvolve um padrão de déficit cognitivo que geralmente apresenta reduções em habilidades específicas como: concentração, atenção dividida, memória operacional, memória de curto prazo, nomeação, velocidade de processamento.
A discalculia é de difícil diagnóstico e precisa ser avaliada por um psicopedagogo que é o profissional que estuda as dificuldades e distúrbios da aprendizagem. Para que o diagnóstico correto seja feito é necessário que pais e professores estejam atentos. Uma vez obtido o diagnóstico, é importante motivar os pequenos e mostrar que com paciência, esforço e prática é possível ter resultados positivos.Para auxiliar no trabalho com crianças que apresentam dificuldades na matemática, trouxemos alguns exemplos de atividades que podem ser feitas em casa com os familiares. 
a) Cozinhar juntos: Primeiramente é necessário escolher uma receita e pedir para que a criança separe os ingredientes necessários exatamente como está sendo pedido na receita. Por exemplo, precisamos de 1/5 kg de lentilhas, 3 cenouras, 2 cebolas, 6 pedaços de carne… Devemos cortar os vegetais em 5 pedaços...
b) Vá ao supermercado: Deixe a criança ajudar a fazer as compras e identificar o que e quantas coisas estão na lista, por exemplo. Nesta atividade podem ser trabalhadas noções de números e quantidades além dos valores monetários e operações de soma e subtração.
c)  Contar alguma coisa: Conte, por exemplo, os carros vermelhos que passam, o número de pessoas com sapatos brancos, quantos degraus você subiu, etc.
d)  Encontrar números: À medida que você vai caminhando com a criança, peça que ela encontre números, por exemplo, se a sugestão for o número 7, o pequeno deverá procurar o número nas placas ou nas casas.
e) Distribuir coisas: Se estamos em 4 pessoas sentadas à mesa, como podemos cortar um bolo em quatro porções iguais. 

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