segunda-feira, 2 de outubro de 2017

As palavras corretas para um relatório... Elas existem?

TÓPICOS ESPECIAIS
PSICOPEDAGOGIA EM FOCO
Por Maria Carolina Lolli
OS COMPLICADOS RELATÓRIOS
         Quem trabalha com crianças sabe como é difícil conversar com pais ou responsáveis sobre o rendimento dos pequenos ou sobre as atitudes negativas que por ventura, observamos no dia a dia.
É preciso dizer que se, por acaso, tivermos uma observação negativa sobre uma criança para fazer, devemos fazê-la procurando a melhor forma de nos expressar, sem rotular o aluno ou atribuir-lhe um título negativo ou até mesmo evitando afirmar como se o problema fosse uma “realidade imutável ou absoluta”, como se não existisse uma solução para a aquela criança.
Assim, é preciso sermos delicados ao encaixar as palavras corretas para deixar evidente que o aluno está enfrentando dificuldades, porém é preciso deixar claro para a família que atitudes pertinentes vêm sendo colocadas em prática, no sentido de auxiliá-lo a superar suas dificuldades. É importante que você nunca se esqueça de evitar rótulos ou a utilização de adjetivos pejorativos ao avaliar uma criança. Foi pensando nessas dificuldades de muitos profissionais que elaborei uma lista com sugestões de expressões que descrevem de maneira mais branda ações negativas. Confira: 

O ALUNO NÃO SABE
O aluno encontra-se ainda em fase de aprendizado, por esta razão, ainda não adquiriu os conceitos...

NÃO TEM LIMITES
Fulano apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...

É NERVOSO
O aluno está em processo de desenvolvimento de habilidades para convívio no ambiente escolar, pois...

TEM O COSTUME DE ROUBAR
Fulano tem problemas para aceitar o fato de não ter tal objeto, por apresenta dificuldade de autocontrole, pois...

É AGRESSIVO
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja.

É BAGUNCEIRO, RELAXADO, PORCO
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.

NÃO SABE NADA
O aluno aprendeu algumas noções, mas necessita de mediação constante para desenvolver...

É LARGADO DA FAMÍLIA
Aparenta se desassistido pela família, pois...
A família precisa dar mais atenção para quesitos como ....

É DESOBEDIENTE
O aluno costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos além de que em algumas situações, apresenta muita dificuldade em cumprir regras, ou aceitar o erro...

É APÁTICO, DISTRAÍDO
O aluno não demonstra interesse em participar de atividades propostas. Percebo que em muitas situações  ele permanece apenas envolvido em seus pensamentos.

É MENTIROSO
Fulano costuma utilizar de inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.

É FOFOQUEIRO
o aluno costuma se preocupar com hábitos e atitudes dos colegas, prejudicando, desta forma a boa convivência entre os colegas.

É CHICLETE
É muito afetuoso e dependente tendo a necessidade de demostrar seu carinho ou que é aceito em demasia...

É DISSIMULADO
Em situação de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.

É PREGUIÇOSO
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e atividades não relacionadas às outras atividades propostas.

É MIMADO
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

É DEPRIMIDO, ISOLADO, ANTI-SOCIAL
Evita o contato e o diálogo com os colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

É TAGARELA
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o silêncio é necessário.

TEM BOCA SUJA
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.

POSSUI DISTÚRBIO DE COMPORTAMENTO
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...

É EGOÍSTA 
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.


0 comentários:

Postar um comentário