- Por volta dos 3 meses de vida, os bebês já começam a responder aos sons e/ou as vozes, e dependendo da qualidade dos estímulos que receberam, alguns bebês já conseguem orientar a cabeça para a voz da mão ou em direção a um som interessante.
- A partir disso, a criança vai desenvolvendo uma habilidade cognitiva importante: a Discriminação Auditiva, que pode ser definida como a capacidade de detectar a presença de sons e distingui-los de outros sons diferentes.
- Dos 9 aos 13 meses, a criança já está apta a compreender os significados das sequencias sonoras em determinados contextos, e passa a responder questões como: "CADÊ A MAMÃE?"; "ME DÁ A BOLA?".
- Por volta dos 36 meses de idade a criança já é capaz de discriminar todos os fonemas da língua, iniciando o desenvolvimento da Consciência Fonológica.
- A Consciência fonológica se desenvolve a medida que a criança vai conhecendo o vocabulário e atribuindo significados. Ela pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção do tamanho de uma palavra e de semelhanças fonológicas entre palavras diferentes, até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas.
Quer saber mais sobre o assunto?
Dia 28/04 estaremos em CIANORTE, teremos o Meeting psicopedagogia em FOCO: discutindo o tema CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: Teoria e Prática Auxiliando Profissionais nos Processos de Alfabetização, ministrado pela Psicopedagoga Maria Carolina Lolli, e com Certificado de Participação emitido pela FACEC com 8h de atividades.
Incrições pelo site da FACEC no link: https://
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