TÓPICOS ESPECIAIS
PSICOPEDAGOGIA EM FOCO
Por Maria Carolina Lolli
COORDENAÇÃO
MOTORA FINA
O
assunto de hoje, a coordenação motora, pode ser definida como a capacidade que desenvolvemos
para usar e controlar os nossos músculos para realizar determinada tarefa física
ou movimento, como gatinhar, dançar, pular corda,
escrever, pintar, recortar etc. Dentro desta categoria distingue-se a
coordenação motora fina e grossa, mas o que significa isso?
Nossa
coordenação motora é estimulada e desenvolvida desde muito cedo, ainda na
primeira infância e sem termos consciência disso. Começa nos bebês quando
tentamos pegar um objeto, quando gatinhamos, quando começamos a caminhar, etc.
Na fase da educação infantil, a coordenação motora dos pequenos é colocada
à prova por meio dos exercícios como colorir um
desenho, contornar linhas, fazer ginástica, etc.
Para distinguir as
diferentes atividades físicas que partem da coordenação motora, temos dois grupos: a coordenação motora fina e a coordenação motora
grossa.
A coordenação motora fina, assunto deste tópico, está relacionada com as atividades que necessitam
do movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Ela é o resultado do
desenvolvimento dos músculos pequenos das mãos, da palma aos dedos, bem como dos
músculos que rodeiam a boca e os olhos. As habilidades motoras finas determinam
o modo como nós desempenhamos movimentos específicos e controlados: desenhar, digitar no computador, abotoar e
desabotoar, encaixar, recortar, escrever, usar uma chave para abrir a porta, fazer uma
xícara de chá ou falar. são exemplos de
ações que apenas são possíveis por causa do desenvolvimento da coordenação
motora fina. Esses movimentos
são delicados e específicos, tais como, etc.
O mesmo acontece com a montagem de um quebra-cabeça ou quando alguém
brinca com tijolinhos ou bloquinhos de construção – ações que também envolvem
nossa capacidade motora visual. Então, qualquer atividade que fazemos
coordenando olhos e mãos, está relacionada à capacidade motora finca, como o
simples fato de usar um lápis ou um garfo, por exemplo.
Mesmo que tais atividades sejam consideradas banais
para a maioria dos adultos, há uma série de habilidades importantes que a
criança precisa desenvolver para tenha a habilidade da coordenação motora fina satisfatoriamente. Para garantir o
desenvolvimento de tais habilidades, é importante oferecer à criança um
ambiente que estimule a curiosidade e
a prática constante, com atividades adequadas e envolventes. Assim, é
fundamental oferecer objetos com pesos, cores, formas, texturas, tamanhos
diferentes.
O que podemos fazer então para
melhor a coordenação motora das crianças?
Para
este trabalho ser eficiente, não devemos começar a trabalhar a coordenação
motora com as mãos, você sabia? Isso é uma verdade importante que deve ser
considerada porque antes do movimento
elaborado e delicado precisamos treinar a consciência corporal da criança. Então, para
trabalhar coordenação motora fina, devemos começar desenvolvendo habilidades
que estimulem o corporal para que o pequeno conheça e entenda o seu próprio corpo.
Devemos
instigar atividades capazes de trabalhar os olhos da criança para estimularmos
o controle visual. Mas você o motivo disso? São os olhos que guiarão a mão para
que a escrita seja possível. Isso explica a importância de pequenas
brincadeiras que estimulam as mãos e os olhos.
Além
disso, devemos trabalhar o tônus muscular das mãos. Atividades assim são necessárias para
facilitar o desenho e consequentemente, a escrita. Vale lembrar que na escrita
há dois mecanismos muito importantes: a pressão e a preensão (falaremos sobre
isto em um próximo artigo). Esses dois aspectos são muito válidos para que a
criança tenha a firmeza nas mãos na hora de escrever.
Preciso destacar que a coordenação motora fina vai muito além do caderno
de caligrafia. Não se esqueça que o MOVIMENTO é de extrema necessidade as crianças. Elas precisam correr, pular, andar com ou sem
obstáculos.
Vou, a seguir, apresentar exemplos de atividades que desenvolvem a
coordenação motora fina:
Atividade 01:
NO FUNDO DO MAR
VAMOS
COBRIR AS BOLINHAS PONTILHADAS COM LÁPIS COLORIDOS E PINTAR O DESENHO. DEPOIS DISSO, IREMOS FAZER BOLINHAS COM PAPEL
CREPOM PARA ENFEITAR O NOSSO TRABALHO.
Atividade 02:
SAPINHOS DIVERTIDOS
VAMOS IMITAR OS SAPINHOS. COMPLETE O SAPINHO VIZINHO PARA QUE
ELE FIQUE IGUAL AO SEU AMIGO!
Atividade 03:
JARDIM ENCANTADO
CUBRA
OS PONTINHOS E DEPOIS ENFEITE AS BORBOLETAS.
Atividade 04:
Descubra o animal escondido
COMPLETE COPIANDO DE NOVO A METADE DESSES BICHOS E DESCUBRA
QUEM SÃO ELES.
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